Acelerando a Produtividade
Scrum

Acelerando a Produtividade

Como o Scrum pode transformar a maneira como você gere a inovação e agiliza os seus projetos

O Scrum é uma ferramenta transformacional: ela influencia positivamente a sua vida pessoal e profissional e permite desenvolver uma gestão de projetos ainda mais efetiva.

Jeff Sutherland começou a pensar sistematicamente como piloto de caça do Vietnã. Desde então, ele procura maneiras de aprimorar o desenvolvimento de software e outras áreas. Ele se dedicou – em parceria com o seu filho, J.J. Sutherland – a criar uma maneira divertida e envolvente de ensinar sobre a aplicação do método de gestão de projetos Scrum em todos os setores, profissões e geografias. Com exemplos vibrantes e estatísticas impressionantes, ele apresenta razões convincentes para que você adote o Scrum. E esse é exatamente o objetivo deste manual muito cativante e bem-humorado.

 

O termo [scrum] vem do jogo de rúgbi e se refere à maneira como um time trabalha junto para avançar com a bola no campo.Jeff Sutherland

 

 

 

O Scrum envolve “Sprints” rápidos de desenvolvimento de projetos, seguidos por avaliações de clientes e revisões subsequentes. Sutherland orienta os líderes a evitarem um planejamento antecipado amplo demais, o que pode gerar tanto excedentes nos custos e prazos como causar fracassos completos. O Scrum se alinha à forma como as pessoas e as equipes trabalham e favorece a inspiração e a criatividade. Ele parte do princípio que as coisas raramente acontecem conforme o planejado.

Crie uma narrativa compartilhada.

O Scrum requer que você enquadre projetos como histórias porque as pessoas pensam e se inspiram por meio de narrativas. Sutherland aconselha a colocar como protagonista da sua história a pessoa que o projeto vai ajudar. Explique por que este protagonista quer o produto e como isto pode ajudar os usuários. Enquanto você tiver Sprints, construa tantas histórias subsequentes quanto forem necessárias.

 

As pessoas pensam em narrativas, histórias. É desse modo que compreendemos o mundo. Temos uma compreensão íntima de personagens, desejos e motivações.Jeff Sutherland

 

Aplique o teste “INVEST” para determinar a prontidão de cada história. Ela deve ser independente (autônoma), negociável (flexível e ajustável), valiosa (entrega o que o cliente deseja), estimável, pequena (ou subdividida em mais histórias menores) e testável (mensurável). Meça a rapidez com que você conclui cada história e aprimore a sua velocidade continuamente. Dessa forma, cada história se torna um Sprint.

 

O Scrum economiza tempo.

Equipes Scrum fortes fazem as coisas com rapidez. Equipes enxutas e focadas determinam em conjunto como pretendem trabalhar e quem vai fazer o quê. O Scrum força você a priorizar o seu trabalho evitando o excesso de tarefas em simultâneo para alinhar a sua capacidade de construir um produto, vendê-lo e se sentir apaixonado por ele. Liste tudo o que você deseja que ele entregue e classifique os itens pelo retorno sobre o investimento. Perceba, como afirma Sutherland, que “80% do valor está em 20% dos recursos”. Isso significa que você precisa primeiro se concentrar nestes 20%. Para ele, os gestores devem avaliar se existem maneiras de melhorar as suas práticas, identificando os impedimentos e avançando mais rapidamente.

Reduza as distrações para nutrir a atenção profunda que leva ao “fluxo” – um estado mental, emocional e psicológico no qual seu trabalho se torna sem esforço e alegre e a sua produtividade aumenta. O autor ensina que trabalhar menos é mais produtivo e quase certamente vai aumentar a sua produção, a qual deve ser medida em resultados e não em horas.

O Scrum constrói confiança.

Quando os alpinistas chegam ao topo do Monte Everest, a sua euforia evapora quando percebem que a jornada terminou. Eles falam das lutas e dificuldades, não da glória de chegar ao cume. O esforço gera felicidade, e o Scrum captura esse sentimento tornando a jornada do projeto desafiadora, mas feliz. E, como ilustra Sutherland, o Scrum oferece os motores universais da felicidade – “domínio, autonomia, propósito e transparência”. Com algumas perguntas simples sobre como cada pessoa se sente em relação ao seu trabalho e à empresa, os “Mestres Scrum” podem medir a felicidade – e, portanto, a produtividade – e agir para corrigir a causa da infelicidade.

Sutherland enfatiza que a transparência é crucial para construir confiança e comprometimento. Use um “quadro Scrum” para postar recursos do projeto, trabalhos pendentes, tarefas em andamento e tarefas concluídas. Concentrar-se no desempenho da equipe –  e não na realização individual – mantém os membros focados e ajuda quem precisa de apoio. Conecte os funcionários onde eles estiverem, promova internamente e invista no desenvolvimento dos funcionários. Ofereça feedback regular e honesto e tenha tolerância zero para qualquer estupidez.

O processo Scrum é simples.

Faça apenas o planejamento suficiente para iniciar um projeto; nunca planeje tudo de antemão. Identifique as coisas essenciais que você deve fazer e priorize-as. Ao criar a sua lista de todas as tarefas do projeto, inclua as estimativas do tempo que cada tarefa deve levar. Priorize a sequência de Sprints que vai conduzir o processo adiante. Depois disto, Sutherland complementa, utilize o seu quadro Scrum para listar cada tarefa, trabalhos em andamento e tarefas concluídas. Pratique o Scrum diariamente – em uma reunião de 15 minutos – para discutir como correu o Sprint do dia anterior, quais os desafios de hoje e quais obstáculos podem surgir no horizonte.

 

O Scrum tem como base uma ideia simples: ao começar um projeto, por que não fazer paradas regulares para verificar se o que está sendo feito está seguindo na direção certa, e se, na verdade, os resultados são os que as pessoas desejam?Jeff Sutherland

O Mestre Scrum responsável pelo Sprint lidera os membros da equipe na resolução de obstáculos imediatamente. Os Sprints ajudam os membros da equipe a se concentrarem na conclusão do projeto em partes. Cada Sprint aborda uma funcionalidade específica, e a equipe não faz mais nada até que essa funcionalidade seja concluída. Este ciclo normalmente ocorre a cada semana, mas pode chegar a quatro semanas, aponta Sutherland.

Apesar de alguma falta de modéstia, este manual é importante.

O texto de Sutherland pode soar um pouco arrogante, mas ele demonstra claramente como implementar e defender o Scrum para fazer uma diferença substancial na sua equipe, empresa e vida organizacional. Dito isto, o livro tem alguns lapsos: por exemplo, Sutherland não hesita em assumir o crédito pela invenção do Scrum, mesmo reconhecendo que se baseou em outras fontes. Embora esse guia útil possa ter algumas ênfases de autopromoção, você vai certamente encontrar nele o necessário para implementar o modelo nos seus processos. Esse é um dos raros manuais de instrução que podem mudar a sua vida.

Share this Story
Show all Reviews